segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Meu reino por um ônibus!

Domingão, nada melhor para driblar o marasmo da programação da TV do que pegar um cineminha no período da tarde!

Apesar de ser um domingo atípico, por causa das eleições, não foi tão fora do comum em alguns aspectos... Acordei um pouco tarde, tomei meu café e fui cumprir minhas obrigações cívicas (votei em quem não passou para segundo turno, mas estou feliz por fazer valer minha opinião! Agora é outra eleição mas depois discuto isso!), Almocei as alcachofras que minha mãe fez, assistimos um pouco de televisão e, de tarde, fui ao cinema.

Saí de casa (Vila Guedes, São Domingos/Pirituba) às 15:20 com o intúito de chegar no Metrô Vila Madalena, às 16:00. Bom, até aí tudo bem se não fosse a demora... Cheguei ao ponto (Localizado na R. ADEMAR MARTINS DE FREITAS, ~ 21.) eram 15:30 e só consegui embarcar na Linha 917H-10 (Terminal Pirituba - Vila Mariana) quando o relógio batia 16:30, ainda o ônibus estava completamente lotado e meu cartão sem crédito (Coisa que só descobri na catraca. MAS SEM MÚSIQUINHA!). Só consegui chegar no Metrô Vila Madaloca às 17:40!

Fiquei indignado com o esquema de eleições e, mesmo, com a quantidade ínfima de ônibus para esta linha, já que no site da SPTRANS consta que a Linha 917H-10 deveria ter 4 partidas, no sentido Vila Mariana, entre as 15:00 e 15:59 e mais 4 partidas entre as 16:00 e 16:59, no domingo, o que daria um ônibus a cada 15 minutos! Se somarmos a "quantidade 40% maior do que o habitual" preparada para o Domingo das Eleições, dariam mais 3 partidas no período entre as 15:00 e 16:59, somando um total de ONZE PARTIDAS, ou um ônibus saíndo do Terminal Pirituba a cada 11 minutos!!! Se eu for pelo site de Viação Santa Brígida (Consorciada responsável pela linha.) terei, no mínimo, 5 ônibus no sentido Vila Mariana, no domingo, no horário em que permaneci plantado na parada.

Realmente, no período de uma hora em que permaneci no ponto esperando o ônibus (das 15:30 às 16:30), avistei cinco veículos, só que eles estavam indo no sentido contrário (sentido do Terminal Pirituba). Até liguei pra casa perguntando se alguém poderia me deixar no Metrô, mas desisti pois sou teimoso e queria dar minha contribuição para diminuir o trânsito.

Já enviei alguns e-mails a SPTRANS e CET dando sugestões (Algumas sem gasto nenhum!) para diminuir o peso e o tempo do tráfego no meu bairro mas não obtive nenhuma resposta, nem um "não poderemos efetuar tais mudanças".

Acredito que grande parte das soluções para o trânsito de São Paulo passam pelo ônibus, por dar mais dinamismo e agilidade para as linhas...

Ainda sobre as eleições municipais em Sampa, os dois candidados que foram para o Segundo Turno prometem investimentos maciços em transporte, corredores e agilização de vias públicas, contudo somente dois candidatos (que não foram pra segundo turno) apontaram também a logística e quantidade de linhas redundantes na cidade.

Defendo, sim, a construção de corredores exclusivos e faxias. Contudo, é ridículo dizer que se criará áreas de ultrapassagem nos corredores (criando gargalos para carros e ônibus) se eles irão se atrapalhar. Será como a Av. Paulista, com aquela faixa de ônibus à direita e pontos de parada alternados (Ela anda? Os ônibus andam?)! Se houvessem menos linhas redundantes, pontos de parada no canteiro central (para não atrapalhar a entrada e saída de carros das ruas) e os ônibus parassem em todos os pontos durante seu percurso, teríamos menos trânsito e mais agilidade.

A falta de coerência em linhas e trajetos fere até mesmo a descrição do sistema de trasnportes contida no site da SPTRANS e o objetivo do Bilhete Único, que é a agilidade e transferência do passageiro no uso do sistema de transporte.

Bom... esta conversa dá pano para manga e vou sugerir algumas coisas nos próximos posts.

Ah! O "Não fora do comum" que citei para o domingo foi quanto ao transporte mesmo... ainda tive que esperar mais uma hora pelo ônibus na Vila Madaloca (que chegou as 12:30) e chegar em casa, à 1:00 da matina.

-_-

Até.

Nenhum comentário: